quinta-feira, 20 de setembro de 2012

          As pessoas querem saber o segredo para um "relacionamento perfeito", mas o segredo é que não existe segredo algum.
        Em primeiro lugar você tem que gostar da pessoa como ela é. Sem idealizações, ideias falsas ou expectativas demais. E pessoas têm defeitos, e é preciso aceitá-los porque sem isso não há a menor chance de um relacionamento ir adiante. E é importante ter certeza de que a pessoa gosta de você. Assim, do jeito que você é, com todos os defeitos que vêm no pacote, porque, assim como ela, você não é perfeito.
        Uma palavrinha que resume tudo o que eu acho essencial em um relacionamento: confiança. Porque isso engloba tudo. Fidelidade, segurança, essas coisas que fazem a pessoa se sentir bem com quem ela está, saber porque está ali e querer estar ali. O resto é consequência. Amor, respeito, carinho, afeto, companheirismo. Porque quando você ama alguém você o respeita, você é companheiro. E aí está um ponto importante. Para mim a palavra "companheirismo" significa muito. Significa estar perto, acompanhar, em todos os momentos possíveis. Significa confiar, cuidar, respeitar. Significa estar sempre lá, para o que der e vier. Respeitando as loucuras e as neuroses do outro. Respeitando. E tudo bem se alguma vez ele te fizer chorar. Brigas acontecem, brigas entristecem, e as lágrimas são apenas uma tentativa de botar a tristeza para fora. Mas esse "tudo bem" não quer dizer que vocês podem brigar sempre e que chorar por alguém é normal. Eu costumo dizer que não choro por ninguém. Eu choro por mim. Eu choro porque estou triste. Alguém me magoou, por vezes eu mesma me magoei dizendo o que não devia, e isso dói, e então eu choro. Mas o importante mesmo é a pessoa estar presente para secar suas lágrimas, independente de quem ou o que as fez escorrer.
        Sentir-se seguro. Às vezes é muito difícil sentir ou fazer seu companheiro se sentir seguro na relação. Certas relações exigem demonstrações diárias de amor, por menores que sejam. Na verdade, na minha opinião, todas as relações precisam de pequenas demonstrações de amor diárias. Por mais clichê que pareça (e realmente é), mensagens de bom dia são um ótimo jeito de dizer "ei, eu lembrei de você". Não vou falar as outras milhares de maneiras possíveis de demonstrar carinho porque isso vai de cada um e não é disso que eu estou falando. Estou falando de segurança. De saber que a pessoa te quer ali, ao lado dela. E para muitas pessoas - sortudas, ou apenas práticas - se alguém está com você é porque quer, porque gosta de você, da sua companhia. E faz todo sentido. Por que alguém ficaria com você sem gostar, sem te querer por perto? Para outras pessoas é muito difícil notar isso. Tudo bem, ela está com alguém, mas às vezes tem gente que precisa das demonstrações de afeto diárias das quais eu falei. Mensagens, recados nas redes sociais, uma ligação... Um sinal de vida, sabe? "Ei, eu estou aqui, eu estou bem e pensando em você." Sei lá, acho essencial saber que alguém está pensando em ti. Não é isso que os apaixonados fazem? Pensam em seu amor o tempo todo? Não custa nada deixá-lo saber disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário