segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Retrospectiva 2024

Se eu pudesse resumir 2024 em uma palavra, seria CONQUISTA.

Foi o ano em que eu realizei alguns dos meus maiores sonhos. O ano em que eu me permiti ser quem eu quisesse. O ano em que eu me libertei, e me permiti fazer minhas próprias escolhas.

Às vezes nós ficamos presos a amarras que nem percebemos que fomos nós mesmos que impusemos. E em 2024 eu comecei a me libertar de várias delas e aprender a tomar minhas próprias decisões. E eu nunca fui muito boa com esse negócio de decidir.

Ser livre para fazer escolhas é incrível e muito gratificante, mas ao mesmo tempo é bastante assustador.

Quando você faz suas próprias escolhas, você não tem para quem apontar o dedo e culpar se tudo der errado, a não ser você mesmo.

Algumas escolhas são mais simples e eu até consigo encarar a possibilidade de não dar certo com leveza, como no início do ano quando eu tomei coragem (depois de milhões de anos) de realizar meu sonho de ser ruiva.

E se ficar feio? E se eu não gostar? Pinta de castanho de volta. Tá tudo bem. No máximo gastei dinheiro à toa.

       
Claramente deu certo, porque eu fiquei muito linda.

Teve outras decisões que foram mais importantes. Coisa de gente grande.

Como juntar as escovas de dente com o amor da minha vida e comprar meu primeiro carro.

Se desse errado, mudar de apartamento de novo e trocar de carro não seria tão simples quanto pintar o cabelo.

Mas eram duas coisas com as quais eu vinha sonhando (e planejando minuciosamente) há muito tempo. Como poucas vezes na vida, eu estava certa do que eu queria. Eu sabia que estava pronta para o próximo passo no meu relacionamento e para realizar um sonho de criança.

E 2024 foi assim, cheio de realizações.

Um ano que vale muito a pena ser relembrado, e é por isso que escrevo sobre ele com tanto carinho.


E olha que legal, dessa vez eu não decepcionei a Ana do passado. A Ana do final de 2023 que tinha recém voltado a fazer academia e tinha como objetivo ser mais comprometida consigo mesma. E eu fui.

Uma das minhas prioridades em 2024 foi levar uma vida mais saudável, e pasmem, eu não sei mais viver de outro jeito.


Vocês acharam que eu não ia falar sobre trabalho, né?

Pela primeira vez em 3 anos, 2024 não foi sobre isso. Justamente porque eu me comprometi a cuidar de mim fora do trabalho. A separar e equilibrar as coisas de maneira saudável.

Mas não deixou de ser um ano de trabalho duro e muito recompensador. E aqui temos mais uma conquista: 2024 foi o ano em que recebi a minha primeira promoção!

Depois de entrar como estagiária na Renault em 2021, ser contratada como terceirizada em 2022, e me tornar oficialmente uma funcionária Renault em 2023, em 2024 foi o ano em que eu fiquei PLENA.

Trocadilhos à parte, eu deixei de ser Analista de Processos Júnior e me tornei Analista de Produto Plena. Sim, eu mudei de setor também, iniciando mais um capítulo na minha jornada dentro dessa empresa enorme e cheia de oportunidades e que tem me proporcionado tantas coisas na vida.

Também tive e oportunidade de apresentar meu trabalho e fui reconhecida por isso.


Eu sentei para escrever sem saber o que viria. Cheia de culpa por já estarmos quase em março. Pensando que 2024 teve também suas dificuldades e momentos tristes e vontade de desistir. Mas que alegria perceber que quando meu dedos começaram a tocar o teclado, de repente eu já tinha falado de tanta coisa boa que nem sei do que reclamar (e olha que eu sou boa nisso).

Eu sempre falo que um ano não é 100% feliz nem 100% triste. 365 dias é coisa pra caramba.

Mas olhando o todo, olhando de fora... Pensando na Ana que eu sou hoje, nesse momento, escrevendo isso... Eu sei que o que eu estou fazendo em 2025 e as escolhas que fiz logo no início do ano e os caminhos que estou trilhando são frutos de todas as sementinhas que a Ana do passado vem plantando há anos, mas 2024 foi especial talvez porque eu tenha "regado mais" essas sementes. Eu olhei mais para dentro. Eu dei mais atenção a mim mesma.


Uma coisa que eu preciso confessar também é que, apesar de ter conquistado muitas coisas e estar feliz, eu sinto que faltou um pouco de VIDA no meu ano.

Não me entendam mal, como eu falei, 2024 foi um ano de CONQUISTAS. E foi lindo.

Mas ao mesmo tempo em que eu estava correndo atrás dos meus sonhos, eu estava muito fechada dentro de mim mesma. Eu conquistei muitas coisas, e mais do que nunca eu segui me reconectando comigo mesma. Mas embora olhar para dentro seja importante e necessário, eu morei dentro de mim. E eu deixei de olhar e abraçar as pessoas lá fora.

E é por isso que logo no primeiro mês de 2025 eu comecei a tomar decisões para mudar esse cenário.

Então eu acho que 2025 vai ser sobre isso. Sobre perder o medo de fazer as escolhas que vão me levar mais longe. Não necessariamente na carreira ou no desenvolvimento interno. Mas mais longe fisicamente. Pegando estradas e subindo montanhas e conhecendo novos lugares e pessoas.

E eu não vejo a hora de compartilhar isso tudo com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário